segunda-feira, dezembro 29

Ireland Flag



Estava eu pensando esses dias: tenho um blog com o nome de culturatranquila e não tem nada de util nele. Então, resolvi escrever alguma coisa interessante. E nada melhor do que escrever algo sobre esta ilha que me abriga já há 5 meses, e provavelmente por mais um bom tempo.

Vocês sabem por que a bandeira da Irlanda é verde, branca e laranja? Pois bem, como a maioria sabe, a Irlanda é dividida em Republica da Irlanda (Republic of Ireland - capital Dublin) e Irlanda do Norte (Northern Ireland - capital Belfast), católicos e protestantes respectivamente.

A bandeira que me refiro, é referente à República da Irlanda. Já a Irlanda do Norte que faz parte do Reino Unido tem outra bandeira (uma sobreposição da bandeira inglesa, da escocesa e a de São Patrício) mas deixo esta explicação para outro post.

Então: O verde simboliza a historia Gaélica e a secção Anglo-normanda (católicos romanos) do pais. O laranja relembra a secção protestante e apoiantes de William of Orange. O branco, simboliza e evoca a paz entre os dois: protestantes e católicos. A primeira vez que as cores foram usadas foi por Thomas Francis Meagher em 1848 pelo Movimento da Juventude Irlandesa (Youger Ireland Movement) e depois foi usada novamente em 1916 durante a “Easter Rising”, erguida no topo do General Post Office e chegando a ser considerada a bandeira da Irlanda.
O tricolor so foi considerado bandeira mesmo em 1919 quando a República da Irlanda adotou-a na Guerra da Independência.

Era isso ai, espero que tenham gostado, se sim, deixem um comentariozito ai pro tranquilo que ele escreve mais sobre a ilha onde corre o rio de guinness :)
Good luck and good night!!


domingo, dezembro 28

O jovem!!!















Este e mais um post atrasado (so pra nao perder o apelido) but nao menos importante tambem. Quero deixar o relato da visita do jovem Fernando Krum, um rapaz conhecido por praticamente 80% das pessoas que leem esse blog, sendo que eu sou 10%. Pois bem, o jovem esteve ai por uns 2 dias visitando a capital da guinness e obviamente aprecia-la.

No primeiro dia nos encontramos em um pub no temple bar como de costume e colocamos a conversa em dia, afinal ja fazia um bom tempo que nao encontrava o Krum, o jovem que criou o melhor nome de banda que conheco - Os Monocromaticos do Samba - nome perfeito. Tivemos sorte que estavamos em uma epoca com dias de sol, entao aproveitamos bem o dia e fomos para Bray e caminhamos ate greystone. Um caminho eu acredito de uns 6 km muito legal que vai contornando um morro de frente para o mar. Nesta visita contamos com a colaboracao de Gabriel e Renata (again), Monike, Rodrigo (flatmate) e Raquel.
Good luck and good night.


terça-feira, dezembro 23

Lonelly Xmas!!!


Pois eh! Primeiro Natal alone em outro continente. Aqui as ruas sao todas enfeitadas, clima natalino em alta, assim como os precos dos gifts. Nao sou muito ligado em Natal, pelo menos nunca dei muita importancia (to escrevendo no linux em um teclado UK e nao sei onde fica nada de acentos), mas nao posso negar que e diferente. Uma coisa que sempre pensei e sempre foi obvio pra mim e que o natal tem cheiro... loucura neh?!?! mas vindo de mim, nao tanto.... entao esse ano confirmo minha teoria. Aqui o cheiro e diferente do de santa maria, continua cheirando a guinness (levei dois meses pra descobrir que cheiro era esse que toma conta da cidade) entao percebi que estar longe acarreta algumas desvantagens.


Toda essa funcao de comprar um presentinho, lembrar daquele amigo que faz tempo que nao fala, visitar um parente, entre outras coisas sao bem caracteristico de natal. Neste ano entao, vai ser diferente, nao tenho que pensar em presente, lembrar parente, visitar amigos e confesso que para uma pessoa que acha natal mais comercial do que qualquer outra coisa, esta fazendo uma falta. Fui em uma janta de natal por esses dias e foi engracado: casa arrumada, enfeites por todos os lados, presentes, ceia, tudo que tinha direito, ate estrelinha na ponta da arvore... mas foi estranho, parecia mais uma janta normal, como outra... acabei comendo, bebendo ate cair e fui dormir...

Acho que essas coisas tem me feito pensar e lembrar coisas de santa maria, que apesar de eu nao gostar de santa maria, so santa maria tem.... queria deixar um feliz natal e feliz ano novo para todos amigos e pessoas que me conhecem e venham a ler este post.... um cheiro natalino para todos... Good luck and good night.


segunda-feira, dezembro 22

Baliant Raj Adam


O jovem húngaro mais conhecido como "Balance" habitou este lar por um mes. Um rapaz de 24 anos, com 6 dread e formado em engenharia de som. Ja trabalhou em shows do George Michael e Cristina Aguilhera (nao sei como se escreve, e nao faco muita questao).

Posso dizer que matei um pouco a vontade de fazer um som, o jovem veio com todo um aparato tecnologico para gravacoes, e com isso fizemos algumas jams aqui pela casa. Em meio a teclados, computadores, sintetizadores, modulos e afins acabamos gravando alguns sons e espero poder postar aqui logo, logo. O jovem volta acredito que em fevereiro para ficar mais um tempo na casa, e assim terminarmos alguns sons e quem sabe nao tocar aqui em algum pub. Era isso...

Good luck and good night!!



sábado, novembro 22

Bonotour levando alegria pra gurizada!!!!


Um tanto tarde, mas não menos importante, deixo o registro dos amigos, praticamente irmãos que vieram visitar a cidade, capital dos pubs. Os jovens Bonotours: Cairale, Ricardo Toscani, Lucia, Katiane e Irena.
O encontro com eles foi muito engraçado: estava eu conversando com um amigo no "centrinho" do temple bar (ponto turístico com pubs) quando vejo um jovem olhando para o alto, perdido, percebo que reconheco o rapaz. Eis entao que surge Cairale apontando na minha visão. Que momento!!! não acreditei, assim de susto, então eis que Toscani aparece pelo outro lado com o resto da "gurizada" como diria Toscani. Alegria total e tava feita a festa, foram 3 dias com os amigos Bonotour visitando lugares e claro tomando um bom pint de guinness sempre que possivel. Ja fazia alguns bons meses que não encontra os jovens e nada melhor do que encontrá-los no velho mundo. Também contamos com a participação especial de Gabriel e Renata (já conhecidos) e do Pablo (primo da Lucia), que mora aqui em Dublin a mais de um.
Deixo aqui meu abraço e bjo aos Bonotours que vieram visitar e alegrar Dublin e o jovem Tranquilo. Abraços a todos!!!!!!

domingo, novembro 16

Dedos mágicos!!!


Estava eu indo para minha aula às 8 horas da manhã e pego o meu jornal como sempre faço (gosto de ajudar o pessoal que entrega os jornais herold e metro) então eis que vejo a notícia: Herbie Hancock Concert. Sim! ele mesmo, em carne e osso aqui pertinho, pensei comigo - que merda, não tenho grana e tenho que trabalhar na mesma hora, tenho que me fuder mesmo. Continue meu dia como todos os outros da semana, aula depois trabalho. No trabalho comentei com meu workmate sobre o concerto e o cara falou: Bahh!! (sim, ele é gaucho tb) se tu quer eu troco o horário contigo. Vai meu! tu não pode perder esse show. Resumindo: Gastei tudo que podia e não podia, troquei meu horário e tava feita a alegria.
Fui então ver o jovem Herbie Hancock, pianista e compositor norte-americano nascido na California, considerado um dos mestres do jazz. Sem palavras para descrever o concerto, mas, vou tentar mesmo assim. Fantástico! Impecável! Excitante! Não sei quais palavras usar. Acompanhado de um quinteto composto por: baixo, bateria, guitarra, trompete e harmonica (meu amigo grings, lembrei na hora). Foram duas horas de concerto com 7 músicas, contando o biz. Os músicos sem palavras, o que não podia ser diferente, para poder acompanhar o jovem. As músicas deixaram o público em outro planeta, incluindo eu, que fui parar não sei onde, e pra completar minha total alegria....Cantaloupe Island! pois eh, sempre que escuto essa música sinto ela diferente e não foi exceção essa vez.
Bom amigos, recomendo a todos que nunca ouviram o Hancock ouvirem, o jovem é fenomenal.

sexta-feira, outubro 24

O Pulgão de Bangladesh

No mesmo tempo que estava trabalhando na “Electric Picnic”, recebi uma ligação de um novo emprego o qual estou até hoje. Pois eh! Trabalhando de Kitchen Porter, nada de muito animador, mas pensei, maravilha! Pago as contas e ainda sobre um pouquinho pra economizar e viajar.
Primeiro dia. Tudo novo, subemprego e tudo mais, mas eu tava curtindo, de inicio um pouco complicado, pq tive que fazer o breakfast e saber o nome dos pratos. Era scrambled eggs,black pudding, mushrooms, baked beans, hash browns, e por ai afora. Levei uns tres dias pra aprender mas foi.
Entao surge o primeiro problema; trabalho e escola na mesma hora. Em meio a um balaio de problemas acabei trocando a manha pela noite no trabalho e eis que vem o segundo problema, ele.... o Pulgão.... um cara de Bangladesh que mora aqui a 6 anos e ainda paga escola e o inglês dele só não e pior que o meu pq não tem como ser pior que o meu. Mas tudo bem, tava indo tudo tranqüilo como eu, ate o dia que ele chega e me pergunta:
- Do you work here?
Como assim?!?! Pensei comigo. – Yes, i’m work.
- WoW! Because all time I saw you, you don’t work.
Cara FDP. mas, virei as costas e fui trabalhar neh, fazer o que, detalhe que já tinha lavado tudo e mais um pouco.
O cara tirou o dia todo pra me tirar daí. Perguntando se eu tava feliz, se tava tudo bem e eu no meio de quilos de panelas. Outro dia a mesma....... ro ro Rodrigo!! Clean this, clean this!!! – que loco mala. Como diz meu workmate Ricardo: esse cara e um muleque, fica ai tentando mostrar que manda, com essa cara de buldogue velho quando faz cagada.
Mas tem seu lado positivo também, se eu era tranqüilo, vou ficar mais ainda, meu nível psicológico de entender e aceitar vai dobrar (hahaha) e o pessoal do trabalho e gente boa, rola umas boas risadas e algumas missões 007 pra roubar comida.
Bom, esse e meu primeiro emprego fixo, em meio a stress e risadas é o que ta me mantendo aqui, mas vale lembrar que de Bangladesh só vale o concerto do George.

sexta-feira, outubro 10

SuperGrass a revanche!!!


Bom, posso dizer que essa história começa a mais ou menos uns 3 anos, quando eu estava morando em Sampa e ia ter o show do Supergrass. Ia ser perfeito, meu aniversário dia 7 e show do Supergrass dia 8. Tudo certo, presente melhor nao podia ter, foi ai que entrou um cara chamado Murphy no meu caminho e como sabemos, deu tudo errado. Voltei pra Santa Maria um dia antes, nao vi o show mais esperado por mim e por ai afora. Cheguei em Santa Maria no dia do show, tava tentando esquecer isso e recebo uma mensagem de um amigo dizendo "onde tu ta? to te procurando aqui no show".
3 anos depois, estou em Dublin e penso "gasto o que for pra ir pra Londres ver eles". Não precisou muito, eis que um dia meu amigo Gabriel Gorski me da a noticia "cara! vai ter show do Supergrass aqui", sem pensar meia vez entro na internet e compro o ticket. Quem diria heim, 3 anos depois eu veria o show, e na Europa!!
Vamos ao show entao. A data e 04'set'08. O trio formado em 1991 Oxford, England eh composto por: Gaz Coombes, Danny Goffey, Mick Quinn e Rob Coombes. Quem esperava escutar um show com musicas como "All Right" teve uma bela decepcao, mas quem esperava escutar um retrospecto desses mais de 15 anos de banda saiu com o sorriso nas orelhas (o que e meu caso). Uma musica melhor que a outra, um show cheio de energia e veracidade, uma quimica entre os musicos impressionante. Nao podia ser melhor, uma revanche 3 anos depois em grande estilo e para melhorar com a presença do casal Gabriel e Renata.

Primeiro emprego?!?!

















Bom, resolvi colocar em uso esse tal de blog. Pois eh (informacao necessaria, nao tenho acentos nem cedilha, entao...) depois que ate Marcio Grings criou um blog, acho que tenho que criar o meu.

Esse primeiro post e pra falar sobre meu primeiro emprego. Um mes e dez dias para achar um trampo e consegui um bico em um festival de musica e artes. Trabalhei recolhendo copos, cigarros, papeis, comida, ou seja, tudo que se pode imaginar. O nome eh "Electric Picnic" e o festival e gigante, consequentemente.... isso mesmo, mais espaco pra limpar. Foi Hard Work meus jovens, mas ao mesmo tempo divertido; trabalhei de noite, das 9 da noite as 8 da manha, em meio a barro, chuva e frio. Mas teve seu lado positivo; estava la eu limpando um banheiro ecologico (pura buxa) quando escuto um som (o que era raro, pq o festival era gigantesco e quando estavamos limpando em uma ponta estava acontecendo shows em outra ponta, nem escutar nao dava) e vou ver o que show era e... Sim... Era ele George Clinton com Parliament Funkadelic.





Nao tive duvida, larguei o saco de lixo e fui ver o show. Claro que o supervisor me viu no meio do povo e mandou eu voltar, e claro que eu nao voltei hehehe... tinha tudo relacionado a artes, mas o que impressionou foi o descaso das pessoas. Eu achei 30 euros, mas o pessoal achou maquina digital, ipod, celular roupa, dinheiro e por ai afora. Bom, mas valeu apena, ganhei uma grana e ainda assisti um belo show, agora, nunca mais trabalhar recolhendo lixo hehehehe