segunda-feira, dezembro 29

Ireland Flag



Estava eu pensando esses dias: tenho um blog com o nome de culturatranquila e não tem nada de util nele. Então, resolvi escrever alguma coisa interessante. E nada melhor do que escrever algo sobre esta ilha que me abriga já há 5 meses, e provavelmente por mais um bom tempo.

Vocês sabem por que a bandeira da Irlanda é verde, branca e laranja? Pois bem, como a maioria sabe, a Irlanda é dividida em Republica da Irlanda (Republic of Ireland - capital Dublin) e Irlanda do Norte (Northern Ireland - capital Belfast), católicos e protestantes respectivamente.

A bandeira que me refiro, é referente à República da Irlanda. Já a Irlanda do Norte que faz parte do Reino Unido tem outra bandeira (uma sobreposição da bandeira inglesa, da escocesa e a de São Patrício) mas deixo esta explicação para outro post.

Então: O verde simboliza a historia Gaélica e a secção Anglo-normanda (católicos romanos) do pais. O laranja relembra a secção protestante e apoiantes de William of Orange. O branco, simboliza e evoca a paz entre os dois: protestantes e católicos. A primeira vez que as cores foram usadas foi por Thomas Francis Meagher em 1848 pelo Movimento da Juventude Irlandesa (Youger Ireland Movement) e depois foi usada novamente em 1916 durante a “Easter Rising”, erguida no topo do General Post Office e chegando a ser considerada a bandeira da Irlanda.
O tricolor so foi considerado bandeira mesmo em 1919 quando a República da Irlanda adotou-a na Guerra da Independência.

Era isso ai, espero que tenham gostado, se sim, deixem um comentariozito ai pro tranquilo que ele escreve mais sobre a ilha onde corre o rio de guinness :)
Good luck and good night!!


4 comentários:

Ana Bittencourt disse...

ahhh eu gostei. pode movimentar esse blog e passar pra quem ficou por aki, toda a cultura que tu tá absorvendo aí.
como dica, te mando o link do blog de um amigo (virtual), o túlio. ele é curitibano mas mora em buenos aires já faz um tempo. lê pra ti ver como é massa as impressões dele sobre a cidade. é bem legal.
www.aires-buenos.blogspot.com

antes que a natureza morra disse...

A guerra, terrorismo, guerrilha, animosidade - ouseja lá que outro nome tenha por ai - motivada por razões religiosas (?) :
a)- terminou
b)- está em estado latente
c)- continua
d)- estão de férias

Boa estada aí, bom 2009 e abração.

JP

Baile Átha Cliath disse...

bale bale bale!
Post com senso sera feito desta vez!
Boa pesquisa mestre, temos que dar aquela banda na prisao em inchicore que vale a pena.
Abracao

Fernanda Meneghel disse...

Sabia que um dia ainda ia ler algo que prestasse aqui nesse blog..Ahuahuahau!!
Vou te copiar e fazer um posto parecido no meu blog..teu tema de casa é deixar um comentário lá, com três estrelinhas se gostar
Bjocas